Suborno na Igreja?

O combate a corrupção e suborno.

O termo “corrupção”, ou “suborno” não aparecem muitas vezes na Bíblia, mas o “fenômeno” da corrupção ou suborno, da degeneração do comportamento humano que “rompe” a convivência harmoniosa entre os homens, este aparece em muitas passagens e narrativas.

Um exemplo clássico é o da “Vinha de Nabote” (1 Reis 21). Nabote possuía uma vinha próxima ao palácio do rei Acabe. O rei lhe propôs comprar a vinha, mas Nabote recusou vendê-la porque a vinha era a herança dos seus pais. Jezabel, a esposa do rei, sugeriu-lhe que levasse os anciãos do reino a prestar falsos testemunhos contra Nabote, acusando-o publicamente de blasfêmia contra Deus e contra o rei. Nabote foi apedrejado e o rei se apropriou da vinha.

Muitos outros casos de corrupção (e suborno) são narrados, em Atos 5:1 – 10, por exemplo, nos conta a História de Ananias a Safira, ambos casados, que se corromperam em razão do amor ao dinheiro, mentindo assim, para o Espírito Santo.

Mas o que Deus diz sobre a corrupção (suborno)? No texto de Isaías 33:15, 16 que diz, “Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará”. Existe a nossa regra; destarte, o que quer dizer o texto?

Diz que todo crente verdadeiro, vigia contra todas as ocasiões do pecado; o poder divino o mantém a salvo e a sua fé nesse poder conserva-o em paz. Nada necessário lhe falta. Toda a bênção de salvação é dada por Ele gratuitamente a todos os que lhe pedem com coração humilde e com fé; e o crente está a salvo em todos os tempos e por toda a eternidade, os que andam retamente, não somente receberão o pão que lhes será presenteado, como terão assegurada a água; por fé, verão o Rei dos reis na beleza de sua santidade. A lembrança do terror pelo qual passaram será adicionada ao prazer de sua libertação. É desejável estar quietos em nossas casas, mas é muito mais desejável estar tranquilos na casa de Deus; em todas as épocas Cristo terá uma semente que o sirva. Jerusalém não possuía um rio que a sulcasse; porém, a presença e o poder de Deus compensam todas as necessidades. Temos tudo o que necessitamos ou podemos necessitar em Deus. Pela fé tomamos a Cristo como nosso Príncipe e Salvador; Ele reina sobre o seu povo redimido. Todos os que recusam tê-lo reinando sobre si fazem a sua alma soçobrar. Ele tira a enfermidade por sua misericórdia, quando o fruto desta é tirar o pecado, se Ele tira as nossas iniquidades, temos pouca razão para nos queixarmos da aflição exterior. Este último versículo guia os nossos pensamentos, não só ao estado mais glorioso da Igreja na terra, mas ao céu, onde não podem entrar a enfermidade nem a aflição. Aquele que apaga as nossas transgressões sarará as nossas almas.

Conheça todos os cursos disponíveis de nosso Instituto, escolha o que mais te agrada, e venha transformar sua vida para melhor, investindo em si mesmo! > CLIQUE AQUI Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: — Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário: — Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:17 – 21).

Leia também todo o Salmos 37 e você verá que as pessoas corruptas e desonestas (que subornam e aceitam subornos) estão com os dias contados, porém, aqueles que obedecem a Deus encontrarão força e salvação nos momentos de adversidades (v. 39).

Paz e graça.
Por Pr. Plínio Sousa.

12 Comments;

  1. A paz…
    Corrupção e maldade lado a lado , destruição do bem conformidade com o mau, dês do mais estudado ao leigo, a doença da ambição , nos cabe lutar com a espada sagrada sem derramamento de sangue pq a justiça é de Deus , só não podemos nos calar e sim orar por aqueles que tem em suas mãos a chave da justiça q sejam por nós e nosso clamor seja ouvido , eles abrem as covas para nós jogar ,mas Deus é fiel está pra acabar tudo isso e não temos q ser ovelhas indo pro matadouro, quando o povo descobre sua força no cansaso do sofrimento aí sim a justiça é feita… amém

  2. Devemos ser reto de coração amando a Deus de todo nosso coração, vivendo em plena Paz, vivendo em santidade, fazendo o melhor, para que possamos tem uma comunhão com nosso amado pai,.

  3. Que maravilha pastor Plínio, muito obrigado pelos exemplos Deus é maravilhoso dexa-nos grande exemplos de retidão para segir e mais exemplos para nós se baseie por eles e busquemos e nos esforcemos com diligência em buscar o bem.

  4. realmente está Adientrando dentro das igrejas uma corrupção inacreditável, corrupção espiritual,É moral,mas Deus trará Atona todos corruptos ,que se dizem ,Pastores ,Missionários, Apóstolos e Bispo Etc.A obra de Deus passará nesta última hora por um pente fino,nem por brincadeiras os corruptos permanecerá, Pois Deus fará um limpesa total,passará a lava jato,É quero ver qual será a desculpa dos corruptos.

  5. Recentemente, minha esposa me expulsou de casa. Pediu divórcio. Estamos indo hoje resolver esse dito processo. Não quero fazer o que deseja. Darei o divórcio pois, não posso Está casando com quem não deseja está. Mas não abrirei mão dos meus direitos pois sua ação foi covarde e corrupta. Apesar de tudo estou confuso no que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *