Jovens e Igreja

O papel da igreja na busca de Jovens pela pureza

 

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Salmo 119.9).

 

O nono verso do salmo 119 fala especificamente com os jovens. A Palavra de Deus convida os jovens para viverem de forma pura. No entanto, não devemos compreender a pureza como uma vida perfeita, sem o menor resquício da presença do pecado. Sabemos muito bem que, enquanto estivermos vivendo no mundo, a luta contra o pecado será constante. Sendo assim, a pureza deve ser vista como um estilo de vida que busca progressivamente a santificação e o crescimento espiritual.

Para sua Igreja ser ainda mais assertiva com o movimento jovem, ou mesmo, para evangelizar individualmente, seria recomendado ter autoridade sob teologia contemporânea! E quem possui um curso exclusivo? Nós, do Instituto Êxito de Teologia, claro! Saiba mais: > aqui <

É importante percebermos que a Palavra de Deus afirma que os jovens enfrentam tentações peculiares à sua faixa etária; tentações que pessoas de outras idades não enfrentaram ainda, ou não enfrentam mais. O livro dos Provérbios, por exemplo, mostra de forma bastante clara algumas situações perigosas na juventude (Provérbios 7).

O livro de Eclesiastes também se dirige especificamente aos jovens quando diz: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12.1).

O apóstolo Pedro também escreveu diretamente para a juventude: “Rogo aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; igualmente, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede sua graça” (1 Pedro 5.5).

Em relação a satanás, o direcionamento das Escrituras é para que saibamos resistir a ele (Tiago 4.7). No entanto, ao tratar das paixões da juventude, a Palavra de Deus é enfática: “foge!” (2 Timóteo 2.22). Tudo isso nos mostra o quão sérias são as tentações enfrentadas pelas pessoas na época da juventude. Os jovens sofrem para tentar viver de maneira pura.

            Apesar de todos estes textos evidenciarem o alto nível de dificuldade em se enfrentar as tentações próprias da juventude, a Palavra do Senhor afirma que vencer a luta contra o pecado para viver uma vida de pureza é perfeitamente possível ao jovem. Ainda que a cultura secular seja predisposta a tolerar (ou mesmo normatizar) uma juventude impura, Deus não chamaria os jovens à pureza se isso não lhes fosse possível (1 João 2.14).

            É certo que a maneira para o jovem guardar puro o seu caminho parte do reconhecimento de que a Palavra de Deus é o a direção que o conduz a uma vida pura. Inclusive, esta é exatamente a afirmação do salmista: “Observando-o segundo a tua palavra” (Salmo 119.9). A mente e os pensamentos precisam estar cheios com a Palavra de Deus, especialmente na juventude. Mas isso envolve tempo, requer muita disposição e empenho.

Nenhuma pessoa consegue um coração cheio da Palavra de Deus, sem um envolvimento sério com a igreja. Aqueles jovens que tentarem lutar contra o pecado sem estarem protegidos pela comunhão da sua igreja já entrarão nesta luta em desvantagem. Pois, é justamente através da igreja que nós constantemente recebemos as orientações da Palavra de Deus, além de sermos encorajados por aqueles que enfrentam a mesma batalha que nós enfrentamos (1 Tessalonicenses 5.12-14).

 

Tiago Rocha

3 Comments;

  1. A Bíblia é completa. é uma perda muito grande da maioria dos chamados evangélicos não examinarem as escrituras, se detém na sabedoria humana atéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *