Janela 10/40: Você sabe o que seria?

10/40
Janela 10/40: Você sabe o que seria?

A Igreja de Cristo do tempo presente possui o enorme desafio de transmitir o Evangelho aos povos e nações considerados fechados e resistentes. A maior parte deste desafio concentra-se nos países da “Janela 10/40”, Região que se estende do oeste da África até a Ásia, situada entre os paralelos 10º e 40º acima da linha do Equador. Nesta região estão os povos menos evangelizados do planeta terra. Esta faixa territorial abrange 62 países, com cerca de 3 bilhões de pessoas. Diversas comunidades religiosas convivem no mesmo espaço, reverenciando freqüentemente um mesmo lugar, como a cidade de Jerusalém, no Oriente Médio, cultuada por judeus, cristãos e muçulmanos.

Também, se encontram nesta região os dois países mais populosos do mundo – China e Índia, cuja soma de habitantes alcança cerca de 30% da população da terra. A “Janela 10/40” abriga o Islamismo, Hinduísmo, Budismo, além de outras religiões que apresentam grande resistência e oposição ao trabalho missionário cristão, restringindo e até mesmo proibindo a evangelização.

Curiosamente, a região possui importante significado histórico e também bíblico para a fé judaico-cristã. Os mais importantes acontecimentos narrados pela Bíblia ocorreram na Janela 10/40. Adão e Eva, por exemplo, foram inseridos por Deus bem no centro desta região (hoje o Iraque), e receberam do Senhor a bênção e ordenança: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra!” (Gênesis. 1.28).

Outro acontecimento singular ocorrido na Janela 10/40 é a construção da Torre de Babel (Gênesis 11). Foi exatamente ali que o juízo de Deus caiu sobre a humanidade e diferentes idiomas passaram a existir, dando origem à dispersão de novos povos para diversas regiões do globo.

Também foi na “Janela 10/40” que o Senhor apareceu a Abrão, a Isaque e a Jacó. Foi também ali que o Senhor levantou Moisés e separou um povo para si. Mas, acima de tudo, foi na “Janela 10/40” que Cristo nasceu, viveu, morreu na cruz e ressuscitou. Apesar de toda a história do povo hebreu como também a mensagem do Evangelho ter sido anunciado ali pela igreja primitiva, foi somente após as viagens missionárias do apóstolo Paulo que a mensagem da salvação em Jesus avançou para além da “Janela 10/40” e chegou até nós.

Enquanto o experimentamos no Ocidente a liberdade da fé em Cristo, a perseguição religiosa tem se tornado um desafio cada vez maior no Oriente. De acordo com a Revista Promotor 2018 da Junta de Missões Mundiais (JMM), ao final de 2016, havia cerca de 65,6 milhões de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos, segundo a ONU. Ainda de acordo com a JMM, a Janela 10/40 (especialmente no mundo islâmico) vive hoje um dos piores momentos de sua história. As atrocidades de grupos terroristas não garantem imunidade dos ataques aos próprios muçulmanos. O número de mortos por esses grupos indica que a maioria das vítimas são os próprios muçulmanos e não outros grupos religiosos. Síria e Iraque são nações que já se declaram sem esperança. O número de refugiados sírios e iraquianos já ultrapassa 5 milhões, e eles estão vivendo em condições sub-humanas em nações vizinhas como Turquia, Líbano e Jordânia. A própria ONU já declarou que as crianças que vivem nos campos de refugiados são a “geração perdida”, pois, segundo a organização, o trauma vivido por elas é irreversível.

Como igreja do Senhor, devemos nos posicionar de maneira ativa em prol de quem ainda não teve um encontro pessoal com Jesus, ainda que seja numa região tão distante de nós. O  nosso papel como partes integrantes do Reino de Deus é mais que orar, mas também ofertar, mobilizar e ir. Além da página de referência para essas e mais informações sobre a Janela 10/40, vou deixar aqui o link de acesso à Revista completa das Missões Mundiais em PDF.

 

Tiago Rocha

 

Para baixar a Revista 2018:

http://missoesmundiais.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Revista_Promotor_2018.pdf

 

Página Missões Mundiais

http://missoesmundiais.com.br/quem-somos/desafios-jmm/

4 Comments;

  1. O principal desafio em evangelizar os povos residentes e naturais das nações localizadas dentro da Janela 10/40, acredito, é pelo fato de que no interior dessas nações vivem centenas de povos diferentes. Povos não significa necessariamente, nações. As nações do ocidente, ao contrário, por serem de formação mais recentes em sua maioria, são constituídas por um número menor de povos. E, ainda, em sua maior parte tiveram civilização concretizada depois do advento do Cristianismo e, até em função disto.

  2. Complicado , vivemos em um tempo tão bom na questão de tecnologia , mas temos visto que isso não tem nos ajudado muito , perdemos mais tempo com bobagens eletrônicas do que nós encorajar a fazer uma obra missionária como essa em países como estes !!

  3. VERDADE A TECNOLOGIA E OS QUE USAM ELA DEIXARAM DE PREGAR O EVANGELHO E O MUNDO AINDA NÃO FOI ALCANÇADO COM AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO. SÓ JESUS CRISTO É O SALVADOR DOS HABITANTES DA TERRA. A IGREJA DE CRISTO É RESPONSÁVEL PARA ANUNCIAR A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO E ANUNCIAR SUA VINDA. COMO A ESPERANÇA PARA AS NAÇÕES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *